Blog Acadêmico do Curso de Pedagogia - Fora de Sede

Blog Acadêmico do Curso de Pedagogia - Fora de Sede

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Discussão sobre Redes sociais digitais e Educação (ensino a distância e presencial)

Aos interessados em Tecnologia na Educação,

Gostaria de compartilhar com vcs informações sobre minha pesquisa de doutorado e projeto sobre ao uso de redes sociais na educação a distancia no qual trabalho. Tais trabalhos foram apresentados na  ACFAS (Sherbrooke, Canadá) essa semana :) . Foi um sucesso!

O projeto que está em andamento, já possui alguns dados sobre a utilização de redes sociais educativas no cursos de educação a distancia de quatro estabelecimentos canadenses (Athabasca, Cégep a distancia, Universidade de Montreal  e TELUQ)

O trabalho integrará o capitulo de um livro. Criei um blog para discussão sobre o assunto.

http://redessociaisedu.blogspot.com/

abs.
Prof. Sirléia Rosa

UEMG integrará Escola de Formação

O Governo de Minas trabalha para aliar educação e tecnologia. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e as três instituições de Ensino Superior vinculadas a ela serão parceiras da Secretaria de Estado de Educação (SEE) na implantação da Escola de Formação, que será destinada à capacitação de professores com o uso de novas tecnologias. Essa decisão conjunta foi tomada pelos secretários Narcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior)e Ana Lúcia Gazzola (Educação) em reunião nesta quinta-feira (5), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

Na presença de integrantes das duas Secretarias de Estado, e de representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ficou acertada a criação de um grupo de trabalho que vai mapear todos os instrumentos utilizados pela Sectes que podem ser úteis para a formação continuada dos profissionais da educação.

Uma das possibilidades estudadas na parceria é a utilização dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) para o ensino à distância. “O trabalho integrado com a Sectes é essencial, pois estamos em campos inter-relacionados e complementares. A Sectes vai nos auxiliar com seus espaços e apoio tecnológicos na implantação da Escola de Formação”, explica Ana Lúcia Gazzola.

O secretário Narcio Rodrigues fez uma exposição da rede integrada por 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) prontos para serem utilizados pela Escola de Formação para o ensino presencial e à distância. Ao invés de uma sala de videoconferência, os CVTs teriam duas salas. Ele disse haver interesse do Governo de Minas em elevar o número de CVTs para 182, contemplando todos os municípios que têm mais de 20 mil habitantes. A Sectes mantém 487 telecentros, unidades menores que os CVTs, mas que também poderão ser adaptadas para utilização da Escola de Formação. Narcio ressaltou ainda a importância da parceria entre as duas Secretarias. “Nós temos tecnologias que têm importância à medida que ganham conteúdo. Atuando em parceria com a Educação nós vamos garantir que os nossos instrumentos sejam ferramentas de exercício da cidadania”.

A secretária Ana Lúcia Gazzola ainda fez um diagnóstico da situação do ensino público estadual e enumerou prioridades da sua gestão. Destacou avanços no Ensino Médio e reconheceu que a qualificação dos profissionais é fundamental para melhorar a qualidade. Ela argumentou que é preciso tecnologia para poder capacitar, por isso o projeto da Escola de Formação já tem como parceiros naturais a Sectes e as instituições estaduais de Ensino Superior.

Gazzola recebeu do secretário Narcio o projeto Centro de Qualificação dos Professores (Qualicentro), resultado de parceria da Sectes com o Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro (IFTM). O Qualicentro terá uma grande estrutura em Uberaba e poderá também ser transformado em um polo regional que atenda também a Secretaria de Estado de Educação. “Queremos também o Hidroex e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) - Recursos Minerais, Água e Biodiversidade na nossa proposta de educação ambiental”, disse Gazzola.

Além do grupo de trabalho já criado, será formado também um segundo grupo, que vai ficar responsável por estabelecer como os conteúdos pedagógicos vão dialogar com as novas tecnologias. Com representantes da SEE, Sectes, UEMG e Unimontes, o grupo irá pensar os conteúdos que serão utilizados nas capacitações da Escola. “Pensar em formação é pensar de maneira multi-direcionada. Temos o desafio do tamanho, da diversidade de temas e conteúdos e de encontrar as melhores metodologias para fazer o repasse do conhecimento. A Escola é, portanto, o centro de um grande desafio, e vamos avançar somente com a convergência de esforços”, destacou a coordenadora da Escola de Formação, Ângela Dalben.


Fonte: Imprensa Oficial 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Acesso ao WEBGIZ

Aos alunos e professores da UEMG POÇOS,

Para facilitar o acesso ao WEBGIZ tomei a liberdade de criar um endereço mais fácil de guardar:

uemgpocos.no-ip.org


Wesley Abrão
UEMG - Poços